Congresso dos EUA busca perpetuar e reforçar o cerco econômico e financeiro contra a Venezuela
O arsenal de sanções do Congresso dos EUA contra a Venezuela
10 de dezembro de 2024, 16h20.
O cenário político dos EUA para o próximo ano delineia uma configuração em que o Partido Republicano controla todas as alavancas do poder institucional no país, com Donald Trump liderando o Executivo e as duas casas do Congresso sob o controle de sua organização.
Esse contexto antecipa a agenda legislativa que pode revitalizar projetos ligados à Venezuela que, de fato, ganharam força recentemente, como a “Lei Bolívar”, que poderia ser promulgada antes do final do 118º mandato do Congresso dos EUA.
Portanto, rever essas iniciativas nos permite vislumbrar o que está sendo dito nos corredores do Capitólio sobre a direção que tomarão em relação à Venezuela, como fizeram há uma década sob as disposições da Lei de Direitos Humanos e Democracia na Venezuela de 2014 , promulgada na época por Barack Obama.
Pão de cada dia: dotações orçamentárias
Ao longo do 118º Congresso (2023-2024), 130 projetos de lei relacionados à Venezuela foram apresentados. Mas os dados mostram que, apesar desse montante, os resultados concretos são limitados: apenas 19 desses projetos foram aprovados em uma única câmara legislativa (faltaria outra para aprovação), 8 conseguiram aprovação em ambas as câmaras e apenas o último se tornou lei.
Essa baixa taxa de sucesso legislativo – menos de 7% – indica tanto as complexidades do sistema legislativo dos EUA quanto a natureza politicamente carregada das questões relacionadas à Venezuela, principalmente.
Todas essas leis vêm da Câmara dos Representantes, que tem prerrogativas específicas para tratar de questões orçamentárias e de financiamento, que geralmente são enquadradas no que é conhecido como “dotações”.
Na revisão destas oito leis, em termos gerais, refletiu-se que, embora o seu conteúdo seja burocráticoou na sua estrutura, mantêm também uma clara intenção estratégica em duas áreas fundamentais: o financiamento externo dos programas de democracia, e as iniciativas de segurança, que delineiam a interesses específicos da política externa dos EUA e de ambos os lados são enquadrados em um plano mais amplo ou um roteiro para a mudança de regime promovido por Washington.
Um exemplo representativo é a “Lei de Dotações Consolidadas Adicionais, 2024”, que aloca 50 milhões de dólares ao “Fundo de Apoio Econômico” para financiar o que eles chamam de “programas de democracia na Venezuela”. Embora o texto careça de especificações detalhadas, ele menciona que os recursos serão direcionados para atividades como observação eleitoral e promoção da participação de candidatos da oposição. Este tipo de financiamento externo dos processos internos reflete um claro intervencionismo nos assuntos soberanos do país, sob a desculpa de promover “valores democráticos”.
Outra lei relevante é a “Lei de Autorização de Defesa Nacional para o Ano Fiscal de 2024”, que inclui dotações específicas para a Venezuela, mas com uma abordagem mais orientada para a segurança e a inteligência. Essa lei exige que o Diretor de Inteligência Nacional apresente um relatório ao Congresso sobre as ações do governo venezuelano para “deter cidadãos americanos”. No entanto, no que diz respeito a este segmento, deve-se notar que tais detenções se devem a atividades que ameaçam a segurança e a soberania da Venezuela, como espionagem, conspiração ou interferência direta em assuntos internos. Ao exigir detalhes como nomes e cargos de autoridades venezuelanas, bem como uma análise das motivações por trás dessas ações, a lei busca reforçar uma narrativa hostil que ignora o direito legítimo da Venezuela de proteger sua ordem interna de ameaças externas.
Essas disposições permitem que o Congresso supervisione e influencie futuras negociações relacionadas ao intercâmbio de cidadãos detidos em ambos os países.
Em suma, essas leis não representam uma mudança significativa na política dos EUA em relação à Venezuela, mas sim a continuidade de uma dinâmica na qual o país é considerado um “adversário estrangeiro”, junto com países como China, Rússia e Irã, pretexto suficiente para incluí-lo rotineiramente nas alocações orçamentárias e diretrizes de segurança para manter a agenda dos EUA. pressão política e diplomática sobre o governo venezuelano.
Projetos offshore ilegais
De acordo com a revisão de projetos legislativos orientados para assuntos políticos internacionais, revela-se um claro padrão de intervenção por meio do uso de instrumentos jurídicos extraterritoriais.
Esses projetos, que representam 38% do total identificado na revisão temática, mostram uma abordagem consistente no desenho de marcos regulatórios que buscam consolidar a política de sanções e isolamento contra a Venezuela, com implicações que vão além das fronteiras nacionais dos Estados Unidos.
Por outro lado, o setor de energia não representou um percentual significativo, com apenas 8 contas relacionadas. Isso ocorre porque a abordagem legislativa não precisa se concentrar exclusivamente no campo da energia quando já existe um sistema bem estabelecido de coerção financeira que cobre as necessidades estratégicas de Washington para sancionar os estados.
Ou seja, esse sistema permite que os Estados Unidos operem de forma flexível para restringir recursos-chave, como as receitas do petróleo da Venezuela, por meio de mecanismos financeiros mais amplos que afetam todo o espectro de operações econômicas, minimizando assim a necessidade de legislação energética direta.
No entanto, as iniciativas mais proeminentes dentro desse segmento de “assuntos internacionais”, ainda não promulgadas, são aquelas intituladas “Lei VERDAD” (Lei de Ajuda Emergencial, Assistência à Democracia e Desenvolvimento da Venezuela), “Lei VALOR” (Lei para o Avanço da Liberdade, Oportunidades e Direitos na Venezuela) e a “Lei BOLÍVAR” (Proibição de Operações e Arrendamentos com o Regime Autoritário Ilegítimo Venezuelano), cujo denominador comum é proteger as Ordens Executivas vinculadas a sanções ilícitas contra a Venezuela.
Esses regulamentos não se limitam a sancionar diretamente o Estado venezuelano, mas também estendem seu alcance a terceiros países que mantêm relações comerciais com a Venezuela ou que atuam como intermediários para evitar medidas de pressão. Esse aspecto introduz precisamente a dimensão extraterritorial que busca dissuadir os atores internacionais de colaborar com a Venezuela, sob a ameaça de enfrentar consequências jurídicas e econômicas nos Estados Unidos.
Em essência, esses instrumentos destinam-se a evitar que tais proclamações sejam revogadas unilateralmente pelo presidente em exercício. Ao tornar sua modificação ou eliminação um procedimento exclusivamente legislativo, essas leis limitam a flexibilidade do Executivo e, ao mesmo tempo, prolongam os efeitos das sanções ilegais, mesmo em cenários de possíveis mudanças de administração ou foco político em Washington.
O escudo legislativo representa uma sofisticação do uso de medidas de asfixia econômica como ferramenta de política externa, consolidando uma abordagem que combina pressão econômica e isolamento diplomático.
Dentro deste quadro temático, existe também o projeto “Lei STOP MADURO” (Lei para Garantir Oportunidades de Pagamento Atempado e Maximizar Recompensas pela Detenção de Funcionários de Regimes Ilegais), que estabelece um aumento da recompensa oferecida por informações que levem à captura do Presidente Nicolás Maduro Moros, fixando uma quantia de 100 milhões de dólares.
Em última análise, esse conjunto de projetos reflete uma abordagem coordenada e em fases que combina elementos de pressão econômica e perseguição judicial, expandindo a esfera de intervenção dos EUA por meio de medidas extraterritoriais.
Marco Rubio: arquiteto de sanções ilegais
Do Senado, Marco Rubio, republicano da Flórida e próximo secretário de Estado do governo Trump, desempenhou um papel fundamental em projetos legislativos relacionados à Venezuela durante o 118º Congresso.
Dos 21 projetos que patrocinou, vários abordam medidas que, embora indiretamente, incluem a Venezuela dentro de uma narrativa mais ampla de confronto com atores considerados adversários estratégicos dos Estados Unidos, como China, Rússia e Irã.
Rubio, conhecido por seu papel na formulação da política de sanções contra a Venezuela, destacou entre os projetos que promoveu, três iniciativas legislativas que refletem sua intenção de consolidar e expandir as ferramentas de coerção financeira contra o Estado venezuelano.
Longe de se limitarem a reforçar as restrições existentes, estas iniciativas visam proporcionar-lhes um quadro jurídico mais sólido, dificultando ainda mais qualquer tentativa de flexibilização ou de progresso nas negociações bilaterais.
A Lei de Defesa dos Direitos Humanos e da Sociedade Civil de 2023 na Venezuela representa uma renovação da Lei de 2014 e uma expansão das sanções já em vigor, esta estrutura sancionatória inclui restrições contra a cooperação militar com a Rússia, acesso a sistemas financeiros internacionais e a capacidade de adquirir armas, perpetuando o cerco que caracterizou a política dos EUA em relação à Venezuela.
Por outro lado, a proposta conhecida como “Lei SEPAM” (Lei de Prevenção e Mitigação da Evasão de Sanções) amplia o escopo das medidas de pressão ao incluir em seu radar sistemas financeiros alternativos desenvolvidos por países como China, Rússia e Irã, que buscaram reduzir sua dependência da infraestrutura financeira dominada pelos Estados Unidos.
Este projeto de lei estabelece medidas severas contra instituições que operam com plataformas como o Sistema de Pagamento Interbancário Transfronteiriço Chinês (CIPS), o Sistema Russo de Mensagens de Transferência Financeira (SPFS) e o Sistema Iraniano de Mensagens de Pagamento Eletrônico.
Ao pressionar por ações ilegais, como congelamento de ativos, proibição de contas correspondentes e revogação de vistos para executivos dessas instituições, a lei busca bloquear quaisquer esforços da Venezuela e de outros países sancionados para encontrar canais financeiros alternativos.
Embora sejam feitas exceções limitadas para atividades de inteligência ou compromissos internacionais, o objetivo central desta legislação é garantir que as sanções ilegais sejam globalmente inabaláveis e eficazes.
Isso não apenas limita a capacidade do presidente de usar as sanções como ferramenta de negociação, mas também significa que qualquer mudança na política em relação à Venezuela requer aprovação legislativa, um processo complexo e improvável no curto prazo.
Outro projeto promovido por Rubio foi a “Lei de Estratégia de Segurança do Hemisfério Ocidental de 2023”, que reflete sua visão geopolítica para a América Latina e o Caribe, estruturada sob uma estratégia hemisférica que busca reafirmar a influência dos Estados Unidos e neutralizar a presença de potências como China, Rússia e Irã.
Entre suas ferramentas, o fornecimento de financiamento, assistência técnica e treinamento militar para aumentar as capacidades dos países parceiros e, ao mesmo tempo, restringir os investimentos estrangeiros de nações adversárias aos Estados Unidos.
Em resumo, este projeto mostra uma aproximação da abordagem que Rubio poderia adotar como futuro secretário de Estado: fortalecer alianças regionais por meio de pressão política e econômica, ao mesmo tempo em que intensifica as sanções como ferramenta para tentar isolar a Venezuela e marginalizar os atores externos que mantêm relações estratégicas com o país. Essa postura busca não apenas reforçar a hegemonia dos EUA na região, mas também enfraquecer qualquer tentativa de integração multipolar que desafie sua influência no continente.
Esse equilíbrio não apenas revela as prioridades da política externa dos EUA em relação à Venezuela, que é enquadrada por medidas coercitivas, mas também delineia um possível cenário para o próximo Congresso em 2025.
O próximo governo dos EUA enfrentará um ambiente regulatório projetado para perpetuar essas políticas, limitando as opções para quaisquer mudanças significativas no relacionamento bilateral.
Essa estrutura também representa uma tentativa de mitigar a crescente influência de atores que se uniram contra as sanções. No entanto, o caminho para intensificar as medidas de fiscalização não está isento de desafios. Esses movimentos não buscam apenas consolidar a linha dura na política externa em relação à Venezuela, mas também pressionar Trump a adotar uma agenda alinhada com os interesses mais agressivos em termos de cerco econômico e financeiro, afastando-se de sua natureza negocial, típica de sua experiência e extensa carreira como empresário.